Encerrando um ciclo em minha vida, termino meu último semestre como docente no Curso de Licenciatura em Música da UCS. Grato aos meus colegas e alunos pelos ensinamentos, apoio e aprendizado, feliz pelas sementes plantadas e pela oportunidade de ter trabalhado com colegas dedicados e sempre em alta sinergia. Misto de sorte e (alguma) competência, ingressei muito cedo no ensino universitário com 26 anos e agora, sete anos depois, decido me afastar por um período indeterminado da carreira por razões diversas.

Fundamentalmente, tornou se impossível conciliar a atuação (com carga horária elevada) no ensino com o desejo de ser um artista de alto desempenho, com a necessidade de satisfazer minha curiosidade e inquietação infinita sobre assuntos diversos e com a própria busca por felicidade, satisfação e saúde. Em um determinado momento da minha vida, consegui equilibrar melhor essas dimensões e o resultado foi uma intensidade criativa e vitalidade das quais sinto muita falta. Visando retomar esse rumo, em 2018 voltarei a residir em Porto Alegre, redistribuindo meus focos de atuação para melhor contemplar aquilo que mais me satisfaz. Meu vínculo com Caxias do Sul - que tão bem me acolheu nos últimos anos - segue pela Orquestra da UCS.

Minha decisão passa também por uma postura ambivalente com o ensino institucionalizado e com minha atuação. Como professor, ainda não consegui transpor a discrepância entre minha forma pessoal de aprender - experimental, orientada por necessidades específicas, curiosidade ou mera diversão, imersiva, dispersa, não-linear - e meu ensino, e certas instâncias burocráticas/padronizadoras certamente dificultam esse propósito. Para ensinar de forma significativa e transformadora, preciso estar imerso profunda e obsessivamente no meu aprendizado, borbulhar ideias e inquietações. Meu trabalho como educador continuará, porém concentrado em contextos, formatos e abordagens que sejam subprodutos diretos de minhas investigações e distribuído em plataformas digitais.

[pausa para LEITURA RECOMENDADA: https://genius.com/Balaji-srinivasan-silicon-valleys-ultima… ]

Em linha com essas intenções, para 2018 estou montando um projeto ambicioso de aprimoramento pessoal e autoeducação, centrado em uma rotina de leituras em tópicos amplos de interesse, expansão de referenciais estéticos, "curadoria" de recursos educacionais, voluntariado digital, desenvolvimento de habilidades, networking, etc. A partir dessas buscas - logo compartilharei mais a respeito - em 2018 quero desenvolver de forma mais plena meu potencial e descobrir rumos mais conectados com as direções e tendências que enxergo para o futuro próximo..

Um desejo sincero de boas festas e renovação para todos,
Fernando